Triskel 02.webp

BARALHO CIGANO

images 01.webp

O baralho cigano surgiu na Europa através da francesa Madame Lenormand e se transformou num dos oráculos mais difundidos do mundo.

O nome de madame Lenormand era Marie Anne Adelaide Lenormand; nasceu na França, em 27 de maio de 1772, na cidade de Alençon, na Normandia. Filha de uma família de poucas posses, Madame Lenormand foi educada num colégio de freiras. 

Madame Lenormand tinha muito contato com os ciganos europeus, dizem até que ela se apaixonou por um cigano, com o qual teve um romance. Com esse convívio, aprendeu com os ciganos a ler as cartas e tempos após, fez uma adaptação das cartas do baralho usado pelas ciganas, para um novo baralho “exótico”, chamado La Sybille des Salons, com 52 cartas, onde mesclou as informações e a correspondência dos naipes com personagens e figuras diferentes. Houve muitas modificações até que, em 1870,  foi reduzido para 36 cartas e intitulado Petit Lenormand, atualmente conhecido como baralho cigano. 

Madame Lenormand construiu sua fama em toda a França, pelo fato de seus contatos com pessoas famosas, entre elas, diversos líderes da Revolução Francesa, como Robes Pierre, Marat e Saint-Just, a Imperatriz Josephine, o Czar Alexandre I, assim como toda a corte francesa incluindo o próprio Napoleão Bonaparte, chegando a prever a sua ascensão e queda.

Ela ficou na ativa, lendo cartas para muitas pessoas durante mais de 40 anos, sempre com muita assertividade, o que fez sua fama crescer ainda mais.

Ela faleceu em Paris, no dia 25 de junho de 1843, deixando uma verdadeira fortuna de 500 mil francos, que foi herdada por um sobrinho, pois não tinha filhos.

Madame Lenormand era astróloga, numeróloga e quiromante, e possuía conhecimentos sobre cristais, plantas, geomancia, dominomancia e cafeomancia. Todos esses elementos contribuíram para que ela criasse o baralho Petit Lenormand.

O baralho cigano mostra como alcançar a harmonia emocional, mental e espiritual. Através de sua leitura conseguimos verificar as situações sobre outro ponto de vista e assim escolher alternativas para lidar com as dificuldades, porém é importante lembrar que a decisão é pessoal.

Através da leitura do baralho cigano é possível:

  • obter uma visão melhor de si próprio, para busca do autoconhecimento;

  • auxílio na identificação de novos caminhos para tratar questões emocionais;

  • visão das questões abordadas sob nova perspectiva;

  • identificação dos desafios a serem superados.

Obs. importante lembrar que as terapias não substituem tratamentos médicos, elas vem somar aos mesmos, potencializando através do equilíbrio das energias, portanto mesmo se sentindo melhor com as terapias, não abandone seu tratamento médico.